RBC | Portal de Notícias e Entretenimentos

Silvio Berlusconi está em UTI com leucemia e infecção pulmonar, informam médicos

Silvio Berlusconi está em UTI com leucemia e infecção pulmonar, informam médicos
De acordo com a equipe médica, a doença afeta os glóbulos brancos e, na maioria dos casos, não pode ser curada

O ex-premiê italiano Silvio Berlusconi sofre de leucemia há algum há algum tempo e atualmente está em terapia intensiva devido a uma infecção pulmonar, disseram seus médicos nesta quinta-feira (6). O político de 86 anos, cujo império de mídia o transformou em um bilionário, está sendo tratado em uma unidade cardíaca do hospital San Raffaele, em Milão. 

Em seu primeiro comunicado sobre sua condição, os médicos Alberto Zangrillo e Fabio Ciceri revelaram que Berlusconi havia sido diagnosticado no passado com Leucemia Mielomonocítica Crônica (LMC). Eles não especificaram quando o câncer foi detectado pela primeira vez, dizendo apenas que não é agudo. 

“Silvio Berlusconi está atualmente em terapia intensiva para o tratamento de uma infecção pulmonar”, disseram eles, acrescentando que a doença é relacionada ao câncer. 

A LMC afeta os glóbulos brancos e, na maioria dos casos, não pode ser curada, dizem os médicos. Cerca de 70% dos homens vivem pelo menos cinco anos após o diagnóstico, enquanto os adultos mais jovens tendem a ter uma perspectiva melhor, de acordo com conselhos fornecidos aos pacientes pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido. 

Três dos cinco filhos de Berlusconi, Marina, Luigi e Pier Silvio, foram vistos chegando ao hospital nesta quinta-feira. Seu amigo próximo e parceiro de negócios Fedele Confalonieri também o visitou. “Estamos mais otimistas, hoje (ele parece) muito melhor do que ontem”, disse Confalonieri a repórteres. 

O partido Forza Italia, de Berlusconi, faz parte da coalizão de direita da primeira-ministra Giorgia Meloni, embora o ex-premiê não tenha um papel no governo. 

O partido divulgou um comunicado dizendo que Berlusconi havia falado pela manhã com aliados importantes do Forza Italia e pediu “compromisso máximo” no Parlamento. “O país precisa de nós”, disse ele. 

A saúde de Berlusconi piorou nos últimos anos. Ele fez uma cirurgia cardíaca em 2016, teve câncer de próstata e tem sido internado repetidamente desde que contraiu Covid-19 em 2020. 

 

Fonte: CNN

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!